Tendo chegado em Imperatriz no ano de 1958, estabeleceu seu comércio na Rua Coronel Manoel Bandeira, passando pouco tempo neste local. No ano seguinte, mudou-se para a Rua do Eixo, atualmente Avenida Getúlio Vargas, onde permaneceu por dez anos. Todavia, enfrentando dificuldades, seu comércio faliu no final da década de 1960.
Aos 48 anos de idade, sentiu-se desafortunado e desnorteado em relação ao rumo que a sua vida havia tomado. Um mal lhe afligia e uma angústia incompreensível lhe comprimia o coração. Dessa forma, aconselhado e auxiliado por amigos, resolveu viajar para Congonhas em Minas Gerais a fim de consultar-se com Zé Arigó – médium de curas espirituais que recebia o Espírito chamado Dr. Fritz, um médico alemão falecido em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial.
Após o contato inicial, Arigó disse que a cura de Aderson estava em desenvolver a sua mediunidade e ajudar ao próximo como Jesus ensinava. Motivado pelo desejo de restabelecer a saúde e a paz de espírito, Baiano retornou para Imperatriz e pôs logo em prática todos esses conselhos.
No ano de 1969, Aderson começou as atividades espíritas na sua própria residência. Dois anos depois, começou a construir uma sede destinada a realização das reuniões de estudos espíritas. E, em 1º de janeiro de 1972, finalmente, conseguiu fundar a Voz Espírita Campanha da Caridade Cristã na Rua Amazonas entre as Avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa.
Neste local, ele começou a curar pessoas com orações, conselhos, receitas fitoterápicas e a famosa água “milagrosa” (água fluidificada). O missionário de Mirador não realizava cirurgias como Zé Arigó, utilizando-se de instrumentos cirúrgicos e intervenções invasivas, mas, mesmo assim, atraiu centenas de pessoas que procuravam alívio e cura para suas enfermidades. Dessa forma, Aderson havia encontrado o que sempre pediu a Deus: um meio pelo qual pudesse ser útil a Humanidade.
O ponto culminante da sua missão foi no Natal de 1976 quando fundou a Associação Lar São Francisco de Assis, localizada à Rua Pará, n.1177, no Bairro Nova Imperatriz. O Lar São Francisco é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, cujo o objetivo é dar proteção social, promover o bem-estar e abrigar idosos em estado de abandono. O Lar abriga idosos de Imperatriz, de algumas cidades do Maranhão e de outros estados brasileiros. Nas suas instalações há idosos que desconhecem a sua origem, no entanto encontraram nesse recinto o aconchego do lar que haviam perdido.
O nobre espírita Aderson Baiano da Silva demorou a reconhecer a sua missão, mas quando a percebeu não parou mais um minuto sequer de dedicar seu tempo ao próximo. Ele trabalhou arduamente por mais de vinte anos até o seu desencarne em 24 de agosto de 1996. Assim, estava cumprida a missão do anjo da guarda dos idosos desamparados de Imperatriz.
Rhadamés Mesquita
Trabalhador do CEAL
Imperatriz/MA, 27.08.2016
Avô da minha nora Ângela Christina, bisavô das minhas netas Ana Christina e Ana Clara Stella.
ResponderExcluirQue linda história de vida.